Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

#10 - Encerramento de Leasing




Como foi informado em um Post anterior, quando o veículo é financiado pela modalidade Leasing, ele fica em nome do banco e não do financiado, sendo este apenas o Arrendatário. Devido a isso, quando se quita um contrato de financiamento nesta modalidade, é necessário dar entrada em um processo junto à financeira para que seja feita a transferência do veículo. Estarei explicando abaixo como funciona este processo junto à maioria das financeiras.

1 –  Abrindo o processo de encerramento de Leasing

Entrar em contato com o Banco/Financeira e informar que fez a quitação do contrato e que deseja dar início no processo de encerramento do Leasing. Algumas instituições iniciam este procedimento assim que identificam o pagamento da última parcela, não sendo necessário o contato do cliente, mas apenas uma minoria age desta forma.

2 – Preenchendo os formulários
Abrindo o processo de encerramento, o banco irá enviar ao arrendatário (financiado) alguns formulários via e-mail ou correio, os quais devem ser preenchidos, assinados e reconhecido firma; para em seguida devolvê-los ao banco.  É possível transferir o veículo diretamente para outra pessoa, sendo necessário para isso, apenas preencher os formulários com os dados desta pessoa.

3 – Enviando os formulários ao Banco

Após o devido preenchimento e reconhecimento de assinaturas nos formulários, o arrendatário deverá encaminhá-los ao banco junto à documentação solicitada (Em geral pede-se apenas o CRV, podendo variar de uma financeira para outra).

4 – Transferindo o veículo

Feito todos estes procedimentos, o banco irá analisar a documentação e fazer o preenchimento do CRV com os dados contidos no formulário enviado. Em seguida irá enviar o CRV para o endereço informado pelo arrendatário junto à uma procuração que consta quem assinou o documento representando o banco. Com o CRV em mãos basta assinar e reconhecer firma no campo “Comprador” e dirigir-se ao DETRAN para fazer a transferência do nome do banco para o seu nome.

Nos casos em que o veículo é transferido à um terceiro e não ao arrendatário, o DETRAN solicita além do CRV assinado pelo banco,  uma carta de anuência, a qual deve ser assinada e reconhecida firma pelo arrendatário. (Caso necessite do modelo desta carta é só me enviar um e-mail solicitando que terei prazer em lhe mandar).


Espero ter de alguma forma ajudado a você que está lendo este texto. Se tiver qualquer dúvida, seja ela relacionada a financiamento ou qualquer outra coisa referente a documentação de veículos, não deixe de me contatar para que eu possa tentar ajudá-lo. Pode deixar um comentário no post mesmo, o mais breve possível estarei respondendo.

38 comentários:

  1. Muitíssimo Obrigado!!! Me ajudo muito..

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo Obrigado!!! Me ajudo muito..

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Carlos, acabei de enviá-la.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde , eu comprei um carro que o documento dele é leasing tenho o documento do carro mais o recibo ainda não recebi pois falta dar baixa no gravame , o carro tá quitado só falta dar baixa no gravame, meu pai me disse que eu fazendo uma procuraçao veicular no nome do ex dono eu mesmo posso fazer esse procedimento, a minha dúvida no caso seria essa eu com essa procuraçao tenho total poderes para resolver esse problema? Agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Acredito que não seja possível realizar o procedimento junto a financeira através de procuração.

      O antigo proprietário deverá entrar em contato com o banco e solicitar o kit para encerramento do Leasing. O banco irá enviar alguns formulários, os quais o proprietário deverá assinar e reconhecer firma. Nesses formulários irá constar um campo para casos em que o veículo será transferido para um terceiro, SEU CASO.

      O proprietário deverá preencher este campo já com os SEUS dados enviar estes formulários junto Recibo/ CRV para o banco.

      Após tudo isso o banco irá devolver o Recibo já preenchido para o SEU NOME e você conseguirá transferir o veículo sem problemas.

      Como o veículo será transferido à um terceiro e não ao arrendatário, o DETRAN solicita além do CRV assinado pelo banco, uma carta de anuência, a qual deve ser assinada e reconhecida firma pelo arrendatário (atual proprietário). Caso necessite do modelo desta carta é só mandar um novo comentário informando seu e-mail que terei prazer em lhe mandar.


      Um abraço!

      Excluir
  5. Pode mandar esse modelo de carta?
    diegosouza0109@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Acabei de enviar a carta no e-mail informado.

      Um abraço!

      Excluir
    2. ola pode me enviar um modelo dessa carta, jhonas_olr17@hotmail.com desde já agradeço

      Excluir
  6. Por favor manda o modelo da carta para mim tbm, desde ja obrigada.
    tania.placido@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Acabei de enviar a carta no e-mail informado.

      Um abraço!

      Excluir
  7. Por favor manda o modelo da carta para mim tbm, desde ja obrigada.
    tania.placido@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Acabei de enviar a carta no e-mail informado.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Poderia mandar a carta para mim!
    cdlog_atendimento@hotmail.com
    obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Ola gostei muito de sua explicaçao me ajudou muito vc poderia me enviar modelo da carta de anuencia desde ja agradeço :gpalmeida414@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Ola amigos! Gostaria de fazer uma pergunta a vcs. Bom eu comprei um carro no qual está escrito no documento. Arr.merc. e na sequência o nome de uma pessoa o qual era o primeiro proprietário do veículo. Já puxei no despachante pra ver se o carro é quitado e o mesmo me disse que sim isso é verdade? O carro pode estar com essa observação no doc mesmo tendo sido quitado.

    ResponderExcluir
  12. Roger. Por favor fiz um comentário no site me ajude se possível.. Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Roger. Por favor fiz um comentário no site me ajude se possível.. Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Por favor poderia me enviar um cópia da carta de anuência.
    alessandro.c.cardoso@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Poderia me mandar essa carta de anuência ?

    Danielsilvadpls1992@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Bom dia..Meu nome é Davi , gostaria de saber. Eu tomei uma multa ela vence para ser paga com desconto até dia 18/08. Se eu deixar PR pagar só em dezembro está multa tem alguma coisa q acontece ou só paga juro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já pegou o documento (CRLV) deste ano (2017)?
      Se ainda não pegou, a multa provavelmente vai travar a emissão do documento.
      Se o documento deste ano já estiver contigo, pode deixar para pagar a multa em DEZEMBRO. Não vai acontecer nada além da perca do desconto e do acréscimo de juros.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. BOM DIA AMIGO! CONSEGUE ME ENVIAR O MODELO DA CARTA DE ANUENCIA

    email: saimon_musael@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Gostaria d modelo de carta de anuência. Poderia me enviar?
    Andreia_thome@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Gostaria d modelo de carta de anuência. Poderia me enviar?
    Andreia_thome@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá !! Levei alunas multas e dia 06/11/17 paguei tudo porque precisava fazer o licenciamento ,e todas as multas já estavam no sistema e todas vencida ..paguei tudo , se eu não estivesse pago não ia conseguir fazer o licenciamento , vendi o carro esse mês olhei no site e consta a última multa e no casa já paguei . Veio meu documento joguei o comprovante fora e estão me cobrando agora como pode isso se eu não estivesse pago as multas não conseguiria fazer o licenciamento

    ResponderExcluir
  23. Ainda falando da postagem que eu fiz , liguei na secretaria da fazenda me falaram que foi pago 438 e na verdade eu paguei 700 e alguma coisa ,

    ResponderExcluir
  24. ramonmartinezaraujo@hotmail.com
    Boa tarde, se possível me enviar o modelo da carta de anuência.

    ResponderExcluir
  25. ola boa tarde esse formulário eu consigo pegar pelo site?

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, poderia me enviar o modelo da carta de anuência que o DETRAN solicita? Obrigado, o e-mail é brulopes@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Por favor manda o modelo da carta para mim tbm, desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde , gostaria dessa carta tbm !! grata

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, se possível me enviar o modelo de carta de anuencia desde já agradeço.
    Silvanapedroso _@hotmai.com

    ResponderExcluir
  30. Boa Noite
    Gostaria que me enviasse esse modelo de carta de anuencia no email
    brunohzamboni@icloud.com

    ResponderExcluir